top of page
edassociacao

Biblioteca Itinerante Ensaios e Diálogos

BIBLIOTECA MÓVEL, PORTUGAL, 2014-2019


A Biblioteca Itinerante Ensaios e Diálogos (BI EDA) é um projeto de pro- moção da revitalização e ativação de espaços sociais através da intervenção artística. Usando o livro, a leitura, a escrita e a brincadeira para promover o desenvolvimento humano e comunitário. Uma experiência de Ludobiblioteca móvel, que muda a temática de acordo com o lugar em que vai.


A BI EDA surgiu na trajetória de criação de bibliotecas comunitárias. Foi a partir do desafio apresentado pelo Festival Silêncio, no Cais do Sodré, em Lisboa, que decidimos criar uma estrutura móvel, que nos permitisse levar uma biblioteca amovível na bagageira do carro. E foi assim que começamos a cir- cular de norte e sul de Portugal, por praças e largos, pequenas vilas piscatórias até grandes festivais.


A BI EDA esteve presente com atividades no Festival Silêncio durante 3 anos seguidos. Também animou a semana do livro na Junta de Misericórdia - Lisboa, participou no Fólio Educa - Óbidos, Greenfest Estoril, Encontro de bibli- otecas itinerantes de Chamusca, Bioblitz do Parque da paz, em Almada, entre outros eventos. O acervo foi constituído a partir de donativos de diversos amigos, editoras e das redes de bibliotecas de Almada e Lisboa.


Como estratégia de ocupação do espaço urbano para o desenvolvimento, pro- movemos ações de intervenção artística que envolvem a população, criando uma relação ativa com o público-alvo. Com um mobiliário criado com exclusividade, assim como um acervo literário e um programa com jogos, brinquedos e sessões de teatro, música, contos e circo, adaptando a temática e as atividades para cada lugar, cada espaço, cada encontro.



Biblioteca Itinerante Ensaios e Diálogos



A EQUIPA

Concepção: Dolores Papa.

Programação: Dolores Papa e Sofia Costa Pinto.

Apoio a produção: Ana Rita Sarzeda, Inês Martins e Liliana B.

Mediação/atividades: Ana Gomes, Carolina Barreiros, Célia Amaro, Festival Lisbon Busking, Inês Martins, Joana Maurício, Joanna Rita, Leonor Tenreiro, Mariana Vargues, Otto Pereira, Patricia Freire, Sofia Sousa, Tiago Fonseca e Tomas Back.

Mobiliário experimental: Criado no âmbito do projeto Plataforma Trafaria, com o apoio de coletivos de artistas e muitos voluntários.

Criação: Inês Martins, Angelo Matos e Sebastião de Botton.

Apoio fundamental: Andreia Guedes, Banema, Bruno Felício, Biblioteca da Trafaria, Cheila Peres, CPLP - Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa, Débora Marques, Fernanda Fajardo, Frame Colectivo, Mário Mendão e Philip Baverstock.



11 visualizações

Comments


bottom of page