Meet me in the Middle foi um projeto Tandem Europe desenvolvido em parceria entre a EDA, a Ópera Nacional da Grécia (ONGR) e a BOZAR – Palais de Beaux-Arts Bruxelles. Teve como objetivo partilhar metodologias e boas práticas sobre processos colaborativos desenvolvidos no contexto artístico.
O projeto criou uma dinâmica de troca de experiências que teve em conta a realidade das três entidades envolvidas, nomeadamente os contextos institucionais da BOZAR e ONGR, cuja actuação segue uma lógica top-down e os desafios passam por encontrar soluções que ajudem a crescer e tornar sustentáveis projetos artísticos colaborativos; e o carácter associativo da EDA com uma lógica bottom-up e uma abordagem descentralizada, colectiva e de intervenção directa no território. Foram realizadas três residências de trabalho, cada uma organizada por uma das entidades nos seus territórios respectivos.
Em Portugal a residência foi realizada durante uma semana na qual, a equipa da EDA em conjunto com 3 participantes do intercâmbio Meet me in the Middle e 6 profissionais multidisciplinares, organizou no antigo presídio da Trafaria um evento aberto ao público de um dia. A residência começou com a montagem das infraestruturas para acolher o público e a melhoria dos acessos ao edificio. O evento teve duas mesas redondas dedicadas aos temas centrais do Meet Me in the Middle: “Artes Visuais, Cidade e Participação” e “Artes Performativas e Participação”. Para a intervenção foram convidados artistas e agentes da cultura locais, contando com a participação especial de Mavá José (Projeto Meio no Meio) e Reginaldo Spinola (Grupo do Teatro do Oprimido). Uma tarde festiva que acolheu mais de 100 pessoas e terminou com música ao vivo e djs locais.
Na semana seguinte, o Meet in the Middle recebeu ainda os membros do European Concert Hall Organization para uma conversa sobre práticas de arte participativa e comunitária e para comerem a famosa caldeirada do capitão da Trafaria.