A horta foi criada para fornecer vegetais orgânicos frescos para os projetos da EDA no Presídio. A horta é um lugar de experimentação de permacultura, de descoberta, de conexão com a natureza. Através da partilha de comida fortalecemos o nosso sentido de comunidade.
A construção começou no final de 2017 dentro das paredes do presidio, construindo caixas de madeira da oficina Gato Morto como recipientes para o solo, pois a terra não era suficiente no local. Tem sido um processo contínuo de colaboração para construir novas estruturas para o jardim.
A primavera e o verão foram produtivos, com rabanetes, nabos, favas, ervilhas, beterraba, salsa, sálvia, manjericão, cebolinhas, flores comestíveis, centenas de pepinos e enormes abóboras! Implementámos um sistema de irrigação para ajudar as plantas durante os meses quentes de verão. Compostamos todos os resíduos da cozinha, resíduos verdes e folhas secas. Estamos a tentar que a enorme figueira e oliveira dêem frutos. No verão de 2018, construímos uma casa do banho de composto seco para rejuvenescer o solo.
Estamos a trabalhar na horta pelo menos duas vezes por semana e estamos sempre à procura de voluntários. Se quiseres envolver-te, envia e-mail à s.selwood@hotmail.co.uk