Prisão Paraíso

Ativação do antigo Presídio da Trafaria, desde 2014

 

Em 2014 a EDA foi convidada pelo município de Almada para pensar e projetar coletivamente um possível futuro para o Antigo Presídio da Trafaria. Prisão Paraíso dá nome a um processo de reflexão e ativação colectiva que resultou em várias ações até 2019.

A primeira proposta de programação foi a Opereta A~Mar (2014), seguida de um laboratório cultural Hallo:Plataforma Trafaria (2016) do qual resultaram diferentes projetos em permanência no espaço: a oficina de carpintaria do Gato Morto, o Projeto Jardim, a cozinha comunitária, bem como espaços de trabalho e a sede da EDA.

Em 2018 realizou-se uma nova residência para melhorar os espaços de convívio e co-working. A premissa foi dotar o espaço de equipamento e instalações amovíveis e multifuncionais, dada a constante mutação de intenções políticas para o local. Para além disso, o Presídio passou a contar com instalações artísticas, como o  Landmark do colectivo PZZL, um forno de pizza e foram feitas refeições comunitárias cozinhadas pelos moradores da Trafaria. Entre os artistas em residência, destaca-se o trabalho de Nicole Kiersz com pigmentos a partir do levantamento das cores da região. Ainda nesse ano deu-se a construção do Cinemar, realizou-se uma semana de partilha de experiências ERASMUS+ com o colectivo Bruit du Frigo  e uma residência de estudantes de arquitectura de interiores do Institut Saint Luc de Brussels. Em 2019 realizou-se um encontro internacional enquadrado no financiamento europeu Tandem e uma residência artística, Refugium.

O potencial deste lugar enquanto pólo cultural é claro e, para além destes projetos que pode consultar mais detalhadamente no nosso site, a Prisão Paraíso acolheu muitas outras pessoas, ideias e projetos de pequena escala. Prisão Paraíso foi um processo participativo assente na liberdade criativa que envolveu e respeitou a realidade local, contribuiu para o seu desenvolvimento social e ambiental, criou experiências culturais e apelou à democratização dos espaços públicos.

A Equipa

  • Veja projetos:
  • Hallo: Plataforma Trafaria
  • Radio Trafaria
  • Projeto Jardim
  • CineMar
  • A equipa da residência em 2018: Amalia Buisson, Arthur Andrieu, Artur Moura, Fabienne Garti, Giovanni Peixoto, Julien Fargetton, Karoline Butzert, Kim Dall'armi, Léa Guillot, Léonard Contramestre, Maddalena Pornaro, Megan Whitehead, Nicolas Lemee, Nicole Kiersz, Orsola Bonsi, PZZL Collectif, Rafi Spangenthal, Reid Calvert, Samuel Carvalho, Samuel Rodrigues, Saskia Selwood, Sofia Costa Pinto, Teresa Mazzanti, Théo Grainzevelles, Violette Lamarche