Loreto Martínez Troncoso (Vigo, 1978) esteve ao longo de 6 meses em residência artística acolhida pela EDA num processo que se estendeu desde a Cova do Vapor à Trafaria, passando pelo 2º Torrão, Costa de Caparica e Monte de Caparica. Durante o processo de criação, os habitantes foram convidados a integrar a equipa artística, quer contribuindo para a recolha de material, quer nos workshops de escrita criativa, improviso, entre outros, e que levou a constituir o grupo de performers do espectáculo final.
Troncoso partiu de várias questões: Que espaço (possível) existe para as nossas palavras? Que palavras dizemos e que palavras silenciamos? O que é que silenciamos quando falamos, e o que é que dizemos quando ficamos em silêncio? Quem nos ouve? Porque, se não houver espaço para as nossas palavras, então criemos um…! A Opereta A~Mar deu voz aos habitantes ao mesmo tempo que criou uma musicalidade inspirada na paisagem sonora do local.
O processo da Opereta A~Mar foi exposto na exposição “Becas de creación artística en el extranjero 2014” no Museo de Arte Contemporáneo Fundación Gas Natural Fenosa, Coruña, de 11 de junho a 20 de setembro de 2015.
Video oficial | Catálogo | Facebook
Entrevista STRESS.FM | Fotografias STRESS.FM | Artigo PÚBLICO