Multibus

Espaço intergeracional de ocupação de tempos livres, 2017

Multibus é um autocarro transformado num espaço de ocupação de tempos livres e uma das estruturas que integra o Parque das Reminiscências do Centro Social da Trafaria.

O Parque das Reminiscências é uma área exterior do Centro que em 2018 foi adaptada ao trabalho com pessoas com demência em contexto intergeracional. Nesse sentido, foram colocadas estruturas antigas como marcos de correio, cabine telefónica e quiosque que do ponto de vista amnésico, tornam o espaço semelhante a uma vila e, simultaneamente, aumentam os dispositivos de lazer.

Antes da transformação do autocarro, a equipa da EDA recolheu ideias e vontades junto dos funcionários, utentes e familiares do Centro. O interior do autocarro foi redesenhado com mobiliário de madeira que inclui: mesas de jogos, ponto de internet, área para pequenas exposições, mini parede de escalada e um espaço multiusos para sessões de cinema, estudo ou leitura de contos.

O Multibus foi realizado com duas frentes criativas envolvendo diferentes utentes do Centro: o projeto de construção coletiva do interior, feito com as famílias, os funcionários e os alunos do pré-escolar; e a intervenção artística do exterior do autocarro, com uma pintura de grafitti da autoria de Mariella Gentile feita colaborativamente com os utentes do Centro de Dia. Depois da inauguração, pais, mães e educadoras do Centro, envolveram-se na montagem de uma exposição que apresentou todo o processo criativo à comunidade.

A Equipa

  • Gestão de projeto, produção e mediação: Dolores Papa
  • Instalação interna - Concepção e Construção: Samuel Boche e Miguel Magalhães
  • Instalação externa - Concepção e realização: Mariella Gentile
  • Mediação e Construção: Vittoria Catalfamo
  • Equipa CST - SCMA