Caixas de Boxe

Instalação urbana, 2019

Caixas de Boxe é uma estrutura de ginásio construída no Bairro Portugal Novo, nas Olaias, e que visa promover a prática do boxe no espaço público. O projeto é da autoria do arquiteto Daniel de León Languré, foi ‘Projeto Associado’ da Trienal de Arquitectura de Lisboa de 2019 e contou com a mediação, produção e construção da Oficina do GatoMorto da EDA.

León Languré e o atelier Diseño Espacial de Carlos Aramburo, pesquisaram sobre áreas marginalizadas da Cidade do México que apostaram no boxe como instrumento capaz de gerar ativação espacial e cívica. Estudos atestam que o boxe contribui para a diminuição da violência por ser um treino que implica uma grande autodisciplina, controle e resistência física e mental. Também por ser uma prática que envolve poucos recursos e infraestruturas, León Languré projeta um novo esquema de ginásio de exterior para promover a prática do boxe em zonas com poucos acessos a equipamentos desportivos ou mesmo de ginástica ao ar livre.

Através da Equipa Intervenção Comunitária Vale de Chelas (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Fundação Aga Khan), o GatoMorto efetivou a mediação e a construção participada no Bairro do Portugal Novo. A proposta foi apresentada e muito bem acolhida pela Associação de Moradores do Bairro Portugal Novo (AMPAC Olaias). Os moradores foram envolvidos desde a concepção do projeto na escolha do local onde instalar a estrutura tubular de aço e na realização das fundações. Um processo que reforçou laços de vizinhança e levou a uma utilização do espaço após a sua inauguração. De facto, a estrutura de boxe foi desde logo apropriada, as crianças transformaram-na num parque infantil, e é também um espaço de encontro e de festas.

A Equipa

  • Projeto: Daniel de León Languré
  • Produção: Arminda Lima, Claraluz Keiser, Maddalena Pornaro, Sofia Costa Pinto, Nuno Furtado
  • Construção: Oficina do GatoMorto, Ricardo, Tom, Zé
  • Apoio à mediação: António Brito Guterres e Diogo Mateus
  • Colaboradores: Cachaça, Priano, Neguetinha, Naiara, Israel, Igor, Artur, Lia, Clara, Cachacinha, Gavino.

Parceiros

  • Trienal da Arquitetura de Lisboa, Associação de Moradores do Bairro Portugal Novo - Olaias, Equipa Intervenção Comunitária Vale de Chelas - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Fundação Aga Khan, Junta de Freguesia do Areeiro.

Apoio em géneros

  • Macovinci Lda, M2C.