A Biblioteca do Vapor (BV) é uma das iniciativas da incubadora Casa do Vapor e a sua gestão autonomiza-se em 2014 com a constituição do Conselho Gestor Comunitário, posteriormente Associação Margem de Coragem.
A Biblioteca do Vapor teve os seus primeiros anos sob gestão da EDA, com uma especial atenção a formação de agentes locais num processo de promoção da apropriação do projeto pela comunidade. Toda criação e gestão documental foi realizada com orientação de profissionais da DGLAB e da Rede de Bibliotecas de Almada, e a sua programação foi desenvolvida período por período com o apoio de voluntários e de artistas que se apresentaram durante anos de forma “pro bono” para a biblioteca. Já passaram pelas ações da BV mais de 5.000 pessoas, um número impressionante para uma comunidade com cerca de 300 moradores. Além de conhecidos artistas como os contadores de histórias Elsa Serra, Miguel Horta e Thomas Bakk, a bailarina Flavia Possi e os escritores Margarida Botelho, José Santos e Luis Osório, entre outros.
A BV teve uma implantação inovadora, sendo a única biblioteca portuguesa que tem um acervo que faz parte da rede pública de bibliotecas, mas tem uma gestão comunitária, contando sempre com o apoio da Associação dos Moradores da Cova do Vapor.
A EDA manteve o trabalho colaborativo mais recentemente com o projeto Transformar, promovido pela BV.