A Biblioteca da Trafaria integra o Espaço Cultural da Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria, em conjunto com uma Bebeteca, Mediateca, o Espaço do Associativismo, uma extensão da biblioteca no mercado e a Sala de Leitura do piso térreo concebida para leitores de mobilidade reduzida.
O desafio foi revitalizar um espaço desocupado de um dos edifícios centrais da vila, num pólo cultural dedicado ao encontro entre a comunidade, lazer e estudo. O projeto de construção iniciou-se na rua, com uma oficina de carpintaria aberta à participação. Com a colaboração dos Trafarienses, do Colectivo Frame e do Colectivo Warehouse, foram construídas mesas, cadeiras e estantes, a par de outros materiais em oficinas de costura, ilustração e design.
A programação foi pensada desde raiz para escolas, famílias e adultos, apostando na oferta regular de uma biblioteca com sessões de contadores de histórias ou lançamentos de livros, e passando por outras iniciativas como a projeção de cinema, aulas de teatro ou o desenvolvimento do projeto de memória oral (Re)Descobrir a Trafaria que deu origem ao clube de leitura e memórias.
Durante os dois primeiros anos, a EDA foi responsável pela formação da equipa que continua até hoje a trabalhar no Espaço, formando tanto na área técnica de biblioteca como de programação cultural, orientada segundo os princípios da acessibilidade e mediação relacional.